O real motivo porque Fate A Saga Winx foi cancelada

Fate: A Saga Winx acabou, mas o que levou a série de sucesso ser cancelada pela Netflix. Motivo é revelado e pode surpreender.

Fate: A Saga Winx

Parece que o destino não foi bom para Fate: A Saga Winx. Apesar de duas temporadas de sucesso, a Netflix anunciou em novembro que a série não voltaria para uma terceira temporada.

Inspirada na série animada da Nickelodeon, Fate: A Saga Winx foi cancelada apenas alguns meses após o lançamento da segunda temporada. Mesmo tendo se tornado a série número um na Netflix nos primeiros dois dias de seu lançamento.

Então, por que a Netflix decidiu encerrar a saga de Bloom e seus amigos? Além disso, o que teria acontecido na terceira temporada?

Aqui está tudo o que você precisa saber sobre o cancelamento de Fate: A Saga Winx, bem como o que isso significa para os fãs de Winx que esperam mais histórias mágicas no futuro.

Por que Fate: A Saga Winx foi cancelada?

O showrunner Brian Young, que trabalhou anteriormente em The Vampire Diaries, anunciou que Fate: A Saga Winx foi cancelada em 1º de novembro de 2022.

Em um post no Instagram, ele escreveu: “Portanto, esta não é uma notícia divertida para compartilhar, mas a Netflix decidiu não avançar com a terceira temporada de Fate: A Saga Winx. Isso é especialmente difícil porque eu sei quantos de vocês adoraram a série.

“É de partir o coração. Estou muito orgulhoso de todos que trabalharam no programa e muito feliz por podermos contar as histórias que contamos.

Leia também: Fate A Saga Winx, 2ª temporada final explicado: quem morre e o que acontece?

Depois que ele fez o anúncio, os membros do elenco também foram às redes sociais para se despedir da série. “Como você deve saber, Fate não terá uma terceira temporada”, disse Elisha Applebaum.

Eu só quero agradecer imensamente a todos que estiveram envolvidos na criação de Fate: A Saga Winx, desde a pré-produção até a pós-produção. Estou muito grata por ter confiado em um personagem tão divertido quanto Musa e poder compartilhar suas telas em casa com um elenco maravilhoso, que estou muito feliz em chamar de minha família de fadas.

“Além disso, este show me ensinou muito e eu não poderia ter desejado 4 anos melhores. Obrigado pelas memórias. Obrigado aos fãs que seguiram a jornada do show com tanto amor e emoção, somos muito gratos.

A Netflix não deu nenhum motivo oficial para o cancelamento da série, mas, como relatou a Variety, alguns criadores acreditam que uma forte audiência – que o Fate definitivamente teve – não significa necessariamente que o streamer renovará uma série.

Produtores protestam a favor de renovações

Neil Gaiman twittou em agosto que não estava confiante de que sua série Sandman teria uma segunda temporada, apesar de ser um sucesso de crítica e audiência.

Sandman é um show muito caro“, escreveu ele. “E para a Netflix liberar o dinheiro para nos permitir fazer outra temporada, temos que ter um desempenho incrivelmente bom. Então, sim, temos sido o melhor programa do mundo nas últimas duas semanas. Isso ainda pode não ser suficiente.”

Felizmente, um anúncio recente da Netflix significa que Neil e todos nós podemos relaxar, pois Sandman foi renovada para a segunda temporada.

E Rachel Shukert, criadora de The Babysitters Club, ficou intrigada quando seu próprio programa de sucesso foi cancelado pela Netflix em março.

Não sei o que eles queriam e não conseguiram“, disse ela ao Vulture. “Sinto que as métricas internas da Netflix podem mudar mês a mês. Algo que estava bom três meses atrás de repente não é o que eles precisam.”

Fate: A Saga Winx certamente não teria sido o programa mais barato de se produzir. Filmado em locações na Irlanda, o enredo mágico fez com que a série apresentasse muitos efeitos especiais, e eles podem ser bastante caros.

Efeitos visuais encarecem a produção

O supervisor de efeitos visuais da segunda temporada, David Houghton, falou com a Cosmopolitan sobre os custos, explicando: “Há monstros, há locais e ambientes, há todo o material mágico também. Há muitos elementos para absorver e diferentes tipos de efeitos visuais a serem decompostos e trabalhados.”

E não vamos esquecer que os personagens de Fate também tinham asas que precisavam ser destacadas.

“Suas asas não são apenas asas“, acrescentou Houghton. “Eles têm que voar e, no final, usam seus poderes mágicos para explodir o vilão, que também tem um efeito mágico em todo o corpo.

Havia todos esses elementos diferentes em uma cena que tínhamos que filmar em dois ou três dias em um set e depois colocar elementos de tela verde em cima disso.”

Houghton explicou exclusivamente ao Digital Spy que as tomadas de efeitos visuais para programas como Fate podem custar entre £ 500 e £ 20.000 por tomada. “A maior cena de Fate: A Saga Winx foi a batalha final entre as fadas e Sebastian.”

Fate A Saga Winx

Há futuro para Fate?

Atualmente, não há planos para o retorno de Fate: A Saga Winx, seja como uma nova temporada ou um filme derivado. Apesar da segunda temporada terminar em uma espécie de suspense, com destinos a serem resolvidos e perguntas sem resposta.

No que é agora o final da série, a fada do fogo Bloom (Abigail Cowan) se despediu tristemente de seu namorado Sky (Danny Griffin) antes de selar o Reino das Trevas por dentro. Em uma reviravolta chocante, ela descobriu que sua mãe estava viva e trancada no reino com ela.

Leia também: Elenco de Fate A Saga Winx: guia completo dos atores

Antes da série ser cancelada, entretanto, Brian Young provocou o que estava por vir em uma potencial terceira temporada para a Entertainment Weekly, dizendo: “Sabíamos desde o início que queríamos que Bloom ficasse cara a cara com sua mãe. Queríamos responder a algumas das perguntas do público, mas ainda deixá-los querendo mais, com mais lugares para ir na terceira temporada.

Ele continuou explicando que um dos planos para a terceira temporada era explorar o Reino das Trevas com mais profundidade: “O objetivo é responder ‘o que é o Reino das Trevas?’. Como Bloom e sua mãe estão conectadas a ele? Além disso, como isso se conecta à nossa grande mitologia geral, que adicionamos um pouco na segunda temporada”.

O cancelamento da série significa, é claro, que os planos de Young foram destruídos. Sempre existe a possibilidade de que a Netflix possa retornar à série em uma data posterior, mas haveria o problema de que o elenco – que está na casa dos vinte anos, mas interpretando adolescentes – teria envelhecido demais para interpretar os papéis.

Novas histórias no horizonte

No entanto, nem toda a esperança está perdida para Fate: A Saga Winx. Dois dias depois que a Netflix anunciou o cancelamento, o criador da franquia, Iginio Straffi, compartilhou suas próprias notícias no Instagram, alegando que a decisão da Netflix foi “por um motivo maior“.

Fate tem sido uma aventura emocionante, uma grande conquista e um sucesso assistido por milhões em todo o mundo”, escreveu Straffi na quinta-feira, 3 de novembro. “Estou trabalhando em muitos projetos emocionantes das Winx em um futuro próximo, alguns dos quais tenho muita alegria em compartilhar com vocês.

O primeiro grande projeto é uma “reinicialização da nova série animada que está entrando em produção“. Sem entrar em detalhes, Straffi diz que o novo show vai “levá-lo de volta ao mundo das Winx“.

O segundo grande anúncio, um “sonho de longa data” de Staffi, é que um “filme Winx de grande orçamento” também está em andamento. Será live-action ou animado? Ele não disse.

Por todo o amor que você deu às Winx, estou trabalhando duro na esperança de trazer a você um filme de alta qualidade onde você possa experimentar o mundo Winx, abraçando mais uma vez todos os valores centrais do que esta marca icônica significou para você” ele adicionou.

Leia também: Netflix cancela Fate A Saga Winx: sem 3ª temporada fãs xingam

Mas e quanto a uma extensão da versão da Netflix? Uma possibilidade é fazer um spin-off – e já existe uma história que pode ser adaptada para as telas, por exemplo.

Sarah Reese Brennan, que escreveu uma novelização da primeira temporada, publicou recentemente um segundo livro da Saga Winx, Lighting The Fire, que apresenta uma história original ambientada antes dos eventos da primeira temporada.

Embora o romance apresente personagens como Stella, Sky, Riven e Terra, ele se passa antes dos eventos da série, portanto, poderia apresentar um novo elenco mais jovem, se fosse filmado.

Além disso, o Daily Express relatou que, poucos dias após o cancelamento, mais de 22.000 fãs mostraram seu apoio ao programa, assinando uma petição para convencer a Netflix a revisitar a série. (A petição já conta com mais de 60.000 assinaturas). Embora algumas petições anteriores não tenham sido bem-sucedidas – houve uma para a série de drama cult de ficção científica The OA que, infelizmente, não ajudou a ressuscitar o programa – sempre há esperança no poder do fandom.

Sobre o autor
Avatar

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!