23×07 de Law & Order: SVU é bizarro e surpreendente ao mesmo tempo

Depois de um episódio especial pouco empolgante, Law & Order: SVU surpreendente com uma sequência bizarra e ao mesmo tempo surpreendente.

They'd Already Disappeared, Law & Order: SVU
Imagem: NBC / Divulgação

Confesso que começo este 23×07 um pouquinho frustrado. Esperava algo grandioso e espetacular para marcar o 500º episódio de Law & Order: SVU, dada a importância e raridade de um drama chegar tão longe no momento da indústria. Mesmo com má vontade, me esforcei. Até porque sei que essa série, apesar dos tropeços, sempre me surpreende. A boa notícia é que foi exatamente o que aconteceu.

Em They’d Already Disappeared, a unidade de vítimas especiais se depara com um caso comum de desaparecimento. Contudo, as vítimas se acumulam rapidamente. Após uma moça ser dada como sumida, logo aparece uma outra, a terceira e por aí vai. Olivia (Mariska Hargitay) e Finn (Ice-T) descobrem um porão com cadáveres. Alguns em decomposição, outros desfigurados e até mesmo sem órgãos. A descoberta confirma o óbvio: as vítimas desaparecidas estão, na verdade, mortas naquele lugar.

Law & Order: SVU
Imagem: NBC / Divulgação

Representatividade Importa

Quando entendi qual seria a proposta do episódio, pensei que teríamos uma mea culpa de uma série policial sobre sub-representar crimes contra mulheres negras e latinas. Há, inclusive, uma indicação desse desleixo num dos diálogos. Contudo, o roteiro se mostra surpreendentemente disposto a ir um pouquinho mais fundo na questão. O episódio mostra que a vulnerabilidade desse demográfico vai além da falta de representação.

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É na falta de habitação, licença maternidade remunerada, creche, assim como educação e tantos outros. Tais problemas socio-econômicos, que são endêmicos até mesmo na maior cidade dos Estados Unidos, servem como um pano de fundo do problema. Concordo que é pouco, mas representação importa e faz com que as pessoas falem nas redes sociais. É um mérito incrível para Law & Order: SVU que nunca foge ao debate.

Law & Order: SVU
Imagem: NBC / Divulgação

Pontos negativos

A cena em que os cadáveres são mostrados é forte. Se vocês está se alimentando, eu recomendo, inclusive, que dê um tempo e retorne em seguida. Mesmo assim, algo negativo me chamou atenção. A péssima qualidade da caracterização dos defuntos. Que curso os maquiadores fizeram? A impressão é que colocaram aprendizes para desempenhar essa função. Foi feio. Pode parecer algo pequeno, mas acredito que mostra o desleixo da NBC com o orçamento das suas séries.

Por fim, outro ponto negativo que ressalto são os personagens coadjuvantes. Não sei o que está acontecendo. Amanda Rollins (Kelli Giddish) é mãe e só. Não sabemos mais dos seus problemas com o pai e as pistoleiras que ele namora. Detetive Joe Velasco (Octavio Pisano) é membro fixo da equipe, mas e aí? Ele vem da onde? Quais seus objetivos? Carisi (Peter Scanavino) empacou na carreira de procurador. Tommy McGrath (Terry Serpico) continuará como chefe interino até quando?

É preciso, portanto, definir o que fazer com esses personagens. Seus intérpretes são ótimos, do contrário não estariam aqui, mas o roteiro precisa se definir. Além disso, os personagens tão potencial de fazer muito mais do que estão fazendo.

Conclusão

Em suma, Law & Order: SVU mostra que os problemas da atual temporada são comuns. Dificuldades que, acredito, vem com a idade e com a impossibilidade de ousar como gostaria. Precisa-se moderar no conteúdo sexual, na violência, assim como no palavreado. Essas pequenas censuras complicam o trabalho de qualquer showrunner e roteirista. Mesmo assim, episódios como They’d Already Disappeared mostram que é possível surpreender.

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Bernardo Vieira

Redação

Bernardo Vieira é um jornalista que reside em São José, Santa Catarina. Bacharel em direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina, jornalista e empreendedor digital, é redator no Mix de Séries desde janeiro de 2016. Responsável por cobrir matérias de audiência e spoilers, ele também cuida da editoria de premiações e participa da pauta de notícias diariamente, onde atualiza os leitores do portal com as mais recentes informações sobre o mundo das séries. Ao longo dos anos, se especializou em cobertura de televisão, cinema, celebridades e influenciadores digitais. Destaques para o trabalho na cobertura da temporada de prêmios, apresentação de Upfronts, notícias do momento, assim como na produção de análises sobre bilheteria e audiência, seja dos Estados Unidos ou no Brasil. No Mix de Séries, além disso, é crítico dos mais recentes lançamentos de diversos streamings. Além de redator no Mix de Séries, é fundador de agência de comunicação digital, a Vieira Comunicação, cuido da carreira de diversos criadores de conteúdo e influenciadores digitais. Trabalha com assessoria de imprensa, geração de lead, gerenciamento de crise, gestão de carreira e gestão de redes sociais.

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