Invasão Secreta frustra: eis o maior problema da série

Invasão Secreta repete erro imperdoável da Marvel. Clichê retorna da pior maneira possível e prejudica sua nova série.

Invasão Secreta

Invasão Secreta tem um problema. Os tão difamados créditos de abertura e o ritmo inconsistente não são os únicos tropeços da última série limitada da Marvel. Recentemente, o vilão Gravik (Kingsley Ben-Adir) atirou e provavelmente matou G’iah (Emilia Clarke), sua ex-tenente e um dos personagens principais de Invasão Secreta.

G’iah é o segundo grande indivíduo assassinado por Gravik na metade do caminho da Invasão Secreta, sendo o primeiro Maria Hill (Cobie Smulders) em um conjunto de circunstâncias muito semelhante. Perder G’iah pode agravar ainda mais a crueldade insensível de Gravik e realmente, desta vez, provar como ninguém está seguro neste empreendimento particular da Marvel. No entanto, a perda de G’iah continua uma tendência desanimadora dentro da Marvel.

Invasão Secreta desperdiçou o potencial de G’iah

A incorporação de G’iah na Invasão Secreta sugeria um conflito enraizado nas relações interpessoais. Com G’iah de um lado da guerra civil Skrull e seu pai Talos (Ben Mendelsohn) do outro, o potencial para imediatismo emocional e intimidade tangível existia dentro dos limites reformulados de mais uma trama de “proteger a Terra da destruição total”. O distanciamento deles também demonstrou como Gravik recrutou suas forças atacando a raiva e o deslocamento dos Skrulls. Talos e G’iah querem o mesmo objetivo (um lar para suas espécies), mas seu desacordo veemente sobre como alcançar esse objetivo fraturou uma família unida. Além do mais, o retorno relutante de G’iah ao redil como uma infiltrada alimentando Talos e Nick Fury (Samuel L. Jackson) de informações é um movimento clássico de suspense de espionagem que gerou tensão imediata.

Em vez disso, como Maria Hill antes dela, as contribuições potenciais de G’iah foram rapidamente interrompidas. Sua breve estada como espiã com uma mudança de opinião teve pouco crescimento e um suspense ainda menos sustentado antes que o tópico fosse sumariamente descartado. Além do mais, as cenas sobre G’iah como pessoa, em vez do papel narrativo que ela ocupou, foram poucas e distantes entre si. Depois de saber que Gravik assassinou sua mãe, ela poderia ter passado um tempo lutando com a percepção de que o homem que ela seguiu não era tão justificado quanto ela acreditava. Apesar de deixar Talos recrutá-la para o seu lado, G’iah não entrou em um arco de redenção legítimo que explorou ou priorizou seus sentimentos.

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Em vez disso, ela era uma antagonista temporária que convenientemente se tornou boa novamente em tempo suficiente para facilitar alguns pontos da trama. Sua mudança de opinião foi definitiva, sem quaisquer dilemas morais ou consequências emocionais. Por que incluir G’iah quando tudo o que sabemos sobre ela é “ela está com raiva”? (Sem mencionar que desperdiçar Emilia Clarke é um verdadeiro crime.)

Muitos shows da Marvel são exagerados. A caracterização orgânica e o ritmo suave inevitavelmente sofrem quando há apenas seis episódios para amontoar uma riqueza de informações. Mesmo assim, muito pouco sobre os papéis de G’iah ou Maria em Invasão Secreta parecia ser sobre elas. Ambas as mulheres tiveram grandes momentos fugazes apenas para morrer, então um protagonista masculino poderia ser impelido visceralmente à ação ou à evolução emocional.

Maria foi sacrificada no altar do valor de choque com o golpe extra de servir como alerta induzido pela culpa de Fury. G’iah foi vítima do mesmo princípio de “reviravolta surpresa”. Concedido, não sabemos quais ações Talos tomará após a morte de G’iah. Mas considerando como o homem perdeu toda a sua família para o assassinato e a maior parte de seu povo para o extermínio sistemático, a morte de G’iah já fala mais sobre a natureza trágica da vida de Talos do que a tragédia de G’iah sendo interrompida.

Marvel tem repetido clichê vergonhoso com personagens femininas

A morte de um personagem deve sempre cumprir um propósito narrativo. Às vezes, é como o arco de um personagem culmina ou marca um ponto de virada significativo com ramificações de amplo alcance. A morte de G’iah pode muito bem cumprir o último propósito. No entanto, muitos personagens femininos e LGBTQIA+ morreram para motivar emocionalmente um personagem masculino. A prolífica escritora de quadrinhos Gail Simone cunhou o termo “mulheres na geladeira” (coloquialmente abreviado para “fridging”) em resposta à proliferação desenfreada do clichê – ou seja, quantas vezes a namorada/esposa/irmã/filha de um super-herói foi brutalmente assassinada apenas para que o herói pudesse sentir-se triste. A vida dela só existia como uma extensão da dele; sua morte foi um pontinho traumático, mas temporário no radar.

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Ninguém está dizendo que as mulheres fictícias deveriam ter uma armadura de enredo que as mantém imortais, ou que os entes queridos não deveriam reagir após uma perda profunda. Mas as mortes de Maria e G’iah falam de um padrão desagradável dentro de Invasão Secreta, da Marvel e de uma narrativa preguiçosa, regressiva e cansada. É exaustivo assistir a esse clichê se repetir repetidamente com uma distorção de gênero tão óbvia. Sim, os sucessivos assassinatos de dois grandes personagens provam efetivamente que todas as apostas estão canceladas. As apostas são muito maiores em Invasão Secreta do que outras audiências da Marvel estão acostumadas. Sem risco verdadeiro, há pouca recompensa verdadeira.

Mas os criadores podem escrever histórias melhores para mulheres sem sacrificar a potência narrativa. Esse fato foi repetidamente comprovado, mesmo quando as mulheres são personagens coadjuvantes: veja o primeiro filme do Pantera Negra. “Resfriar” mulheres não é mais necessário, ponto final. É um trabalho pouco inventivo e sem originalidade que enfraquece e barateia toda uma estrutura narrativa. Para Invasão Secreta fazer o mesmo golpe duas vezes no espaço de três episódios é incompreensivelmente frustrante. Fazer isso em uma franquia que já perdeu Natasha Romanoff (Scarlett Johansson) e Gamora (Zoe Saldaña), as respectivas lideranças de suas equipes individuais, é especialmente flagrante.

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Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.

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