House of the Dragon deve corrigir grande erro na 2ª temporada

House of the Dragon foi um sucesso em sua primeira temporada, mas o saltos no tempo complicaram o andamento. Isso deve mudar no futuro?

House of the Dragon

A segunda temporada de House of the Dragon já está garantida para evitar um dos maiores problemas da primeira temporada – os saltos de tempo muitas vezes confusos.

Os saltos no tempo da série foram narrativamente necessários para ilustrar as reviravoltas de vários esquemas e dinâmicas familiares. Além disso, mostrou a relação de montanha-russa entre Rhaenyra e Alicent, de amigas de infância à beira da guerra civil.

Mas eles também eram alienantes para o público, muitas vezes sendo uma luta acompanhar a constante reformulação dos personagens, como exatamente eles interagem um com o outro após alguns anos e como suas motivações e personalidades podem ter mudado.

Dito isto, os saltos e reformulações do tempo de House of the Dragon, embora confusos, ainda não atrapalharam tanto a sequência de Game of Thrones. De muitas maneiras, a confusão causada pelos saltos no tempo foi um sacrifício necessário para fazer justiça ao livro no qual a série se baseia, “Fire & Blood“, de George R.R. Martin.

Trata-se de um romance quase histórico que detalha mais de cem séculos de Reinado da Casa Targaryen. Ainda assim, muitos sem dúvida ficarão aliviados em saber que a segunda temporada de House of the Dragon tem uma linha do tempo muito mais linear planejada.

Os saltos no tempo da primeira temporada de House Of The Dragon fizeram sentido, mas prejudicaram a história

Os saltos no tempo de House of the Dragon e os episódios anteriores serviram para fornecer prólogos contextuais muito necessários para os fenomenais três episódios finais da 1ª temporada e a guerra civil de “Dance of the Dragons” que viria na 2ª temporada e além.

Estes saltos eram claramente um risco, já que o público provavelmente ansiava pela gratificação imediata familiar das histórias de Game of Thrones. Mas, no final das contas, como mostra a vitória do Globo de Ouro de House of the Dragon, tudo valeu a pena.

A reformulação e a mudança de personalidade podem ter sido confusas, mas os principais momentos da série provavelmente não teriam sido tão dramaticamente satisfatórios sem eles.

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A demanda desesperada de Alicent por “olho por olho” após a luta de Aemond com Lucerys em Driftmark, bem como seu confronto furioso com Rhaenyra, não teria sido tão poderoso sem a desintegração gradual de sua amizade tão pacientemente explorada nos primeiros cinco episódios.

O aperto de Daemon na garganta de Rhaenyra no final dificilmente seria um lembrete tão chocante de quem ele realmente é sem o retrato anterior dele como um monstro cruel e assassino de esposas.

Da mesma forma, a decisão de Dragonpit de Rhaenys de não proferir “Dracarys” e incinerar a comitiva de Aegon não seria tão profunda se não houvesse nove episódios de todos subestimando “a rainha que nunca existiu“.

Os saltos de tempo eram necessários, mas confundiam alguns espectadores

Ao mesmo tempo, no entanto, seria grosseiro não apontar que, embora os saltos no tempo fossem bem-intencionados, necessários para estabelecer as bases para a Dança dos Dragões e acentuar o impacto dos grandes momentos dos episódios posteriores, eles foram muitas vezes frustrantes.

Inicialmente, foi difícil construir um relacionamento com os personagens de House of the Dragon quando seus atores mudavam a cada poucos episódios. Os desvios abruptos em suas motivações e personalidades muitas vezes soavam vazios.

Por exemplo, Rhaenyra de Milly Alcock foi uma presença envolvente. Rebelando-se contra uma sociedade patriarcal e recusando-se a submeter-se ao seu destino como essencialmente uma fábrica de produção herdeira.

Quando o salto no tempo de House of the Dragon leva os espectadores a Rhaenyra de Emma D’Arcy no episódio 6 com três filhos em seus 20 e poucos anos, isso mostra em parte que não há como escapar da misoginia feudalista deste mundo, que é um ponto importante para comunicar.

No entanto, isso não torna a inversão de marcha de sua personagem menos chocante, pois, para o público, ela surge do nada. Outros elementos também pareciam apressados, como o relacionamento complexo de Daemon com Laena antes de ela morrer. Ou o amor sincero no centro do romance de Rhaenyra com Harwin Strong.

Para ser justo, dada a enorme linha do tempo do livro “Fire & Blood“, mesmo com os saltos no tempo de House of the Dragon, foi uma tarefa difícil para a série adaptar cada ponto significativo da trama em primeiro lugar.

Série será melhor sem grandes saltos de tempo

No entanto, por mais convincente que a primeira temporada de House of the Dragon tenha sido, e tão bem executada quanto cada iteração dos personagens mais jovens, a série quase certamente se encontrará em uma base mais segura na segunda temporada.

Isso porque a Dança dos Dragões ocorre apenas ao longo de alguns anos. Isso acaba tornando os saltos no tempo de House of the Dragon e reformulações quase totalmente desnecessárias. Isso permitirá que Condal, os cineastas e os roteiristas tenham a oportunidade de contar uma história mais coerente.

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Em teoria, isso deve permitir mais tempo para o desenvolvimento paciente e sutil do personagem nas futuras temporadas de House of the Dragon e várias subtramas, o tempo e o espaço para respirar.

O tipo de história desnutrida que a primeira temporada teve, como Daemon e Laena, deveria receber mais do que um punhado de cenas para permitir o investimento adequado em seu desdobramento e compreensão de suas complexidades.

Da mesma forma, o tipo de caracterização chocante que viu Aemond fazer uma transição abrupta de um adolescente frustrado e intimidado no episódio 7 para o Aemond adulto competente, arrogante e em busca de vingança do episódio 8, agora pode ser evitado. Há mais espaço para explorar esses desenvolvimentos em detalhes.

House of the Dragon

House Of The Dragon ainda pode ter problemas de linha do tempo no futuro?

Enquanto o tempo de House of the Dragon salta e a reformulação está aparentemente no fim, diferentes tipos de problemas de gerenciamento de linha do tempo se apresentam nas três temporadas restantes da série.

De fato, “Fire & Blood“, de George R.R. Martin, cobre cerca de 140 anos da dinastia Targaryen em Westeros. Há muitos assassinatos, esquemas e batalhas para cobrir, incluindo as batalhas monumentais em Rook’s Rest e Duskendale. Depois, há a Semeadura dos dragões e a sísmica Batalha da Goela.

Talvez o mais tentador de tudo seja a espetacular luta de dragões (e mortes) de Aemond e Daemon acima do Olho de Deus. Ou os tumultos em King’s Landing e o saque de Dragonpit. Na próxima temporada e além, há muito chão a cobrir.

Se continuar a seguir a linhagem Targaryen, ainda há a Hora do Lobo para chegar. Isso envolve o governo de seis dias de Lord Cregan Stark em King’s Landing. Há também o reinado de Aegon III após sua posse como rei. Ambos os incidentes podem receber tempo na tela.

Mas sem os personagens principais da série presentes nesta fase, é improvável que seja muito mais do que um ou dois episódios. Mesmo que sejam cobertos pelo programa, claro.

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Atualmente, a série está planejada para durar quatro temporadas. O ritmo preciso de Condal e do resto será necessário para fazer justiça à Dança dos Dragões como uma guerra civil de tirar o fôlego.

A segunda temporada de House of the Dragon terá um salto no tempo? Felizmente, o showrunner Ryan Condal ofereceu garantias de que os saltos de tempo significativos da série foram concluídos. “Como recompensa ao nosso maravilhoso público por nos acompanhar em todos os saltos no tempo e reformulações, eles terminaram“, disse Condal após o final da primeira temporada.

Contamos a história em tempo real daqui em diante. Os atores interpretam esses personagens até o final. Não estamos reformulando ninguém. Não estamos dando grandes saltos no tempo. Estamos agora na Dança do Dragões, e nós vamos contar essa história.”

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Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.

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