House of the Dragon | Daemon virou um idiota na 2ª temporada

Por que House of the Dragon transformou a história de Daemon na segunda temporada em uma completa trama imbecil?

House of the Dragon 2 temporada
Imagem: Divulgação.

Na série House of the Dragon, acompanhamos diversas figuras da família Targaryen, e um dos personagens mais fascinantes de Fire & Blood tem se mostrado inútil ou, pior, prejudicial ao esforço de guerra. Daemon Targaryen (interpretado por Matt Smith) é um personagem complexo, conhecido por sua natureza implacável e ações moralmente ambíguas, o que o torna o favorito de George R. R. Martin. Apelidado de Príncipe Rebelde, Daemon tem uma reputação e tanto, e seus feitos na 1ª temporada geraram muita expectativa para seu papel agora que a guerra de sucessão está em pleno andamento.

Como príncipe Targaryen, cavaleiro de dragão e consorte da rainha Rhaenyra, Daemon está diretamente envolvido na Dança dos Dragões, mas pouco fez até agora. Cinco episódios da 2ª temporada se passaram, e Daemon ainda não lutou pela reivindicação de Rhaenyra de maneira oficial.

O personagem, que deveria ser seu aliado mais forte, tem causado mais danos do que ajuda, alienando aliados com sua brutalidade e parecendo buscar elevar-se ao invés de apoiar sua esposa. Em Fire & Blood, Daemon era um aliado valioso, mas em House of the Dragon, ele tem se mostrado um idiota.

Daemon Quer Ser Rei em House of the Dragon… Talvez

House of the Dragon 2 temporada
Imagem: Divulgação.

Seguindo as instruções de Rhaenyra, Daemon foi para Harrenhal com a esperança de levantar um exército nas Terras Fluviais, mas as coisas tomaram outro rumo. Embora tenha inicialmente lutado por Rhaenyra, Daemon demonstra um interesse crescente em governar como rei por direito próprio, apesar da reivindicação mais forte de sua esposa… ao que parece. Certamente, Alys Rivers (Gayle Rankin) está mexendo com a cabeça de Daemon, enviando-lhe visões de Rhaenyra e de sua mãe, alimentando seu ressentimento e desejo de poder, transformando-o em um inimigo dos Pretos.

Condal, o showrunner, nega que o personagem queira o trono. Em uma entrevista, ele explicou que Daemon queria ser a mão de Viserys e ajudá-lo. No entanto, essa explicação contradiz outras declarações sobre o ressentimento de Daemon em relação a Rhaenyra e Viserys. Matt Smith também sugeriu que a lealdade de Daemon seria uma questão levantada na série.

Seja por desejo próprio ou por causa das alucinações que está sofrendo, as palavras e ações de Daemon criam um problema para Rhaenyra. Ela depende dele para ganhar lealdade em seu nome, não no dele. Se seu próprio marido não apoia sua reivindicação, por que alguém mais apoiaria? Se ele é tão facilmente manipulado, isso é um problema à parte, mas a distração contínua de Daemon é uma desvantagem para os Pretos.

Daemon Prejudica Ativamente a Reivindicação de Rhaenyra

House of the Dragon sonho de Daemon
Imagem: Divulgação.

As ações drásticas de Daemon fizeram com que Rhaenyra perdesse aliados. Foi Daemon quem enviou os assassinos a Porto Real, matando o herdeiro de Aegon, Jaehaerys. Com a culpa recaindo sobre Rhaenyra, ela perdeu muito de seu apoio. Mesmo ignorando os danos causados com Blood e Cheese, a brutalidade de Daemon prejudicou a causa de Rhaenyra quase tanto quanto seus inimigos reais.

Em sua missão para tomar as Terras Fluviais, Daemon buscou a ajuda dos Blackwoods, que apoiavam a causa de Rhaenyra, ao contrário de seus inimigos, os Brackens. No entanto, Daemon aconselhou Willheim Blackwood a tomar ações drásticas, resultando em ataques aos Brackens que enfureceram outros lordes das Terras Fluviais, fazendo-os renunciar seu apoio a Rhaenyra.

Essa é uma mudança significativa de Fire & Blood, onde Daemon conseguiu o apoio dos Brackens de maneira menos chocante. Em vez de capturar o castelo e forçar a rendição dos Brackens, Daemon aconselhou ações que alienaram aliados vitais.

Daemon Tornou-se uma Responsabilidade para os Pretos

Em Fire & Blood, Daemon causa danos, mas também é um grande trunfo para Rhaenyra, preenchendo o papel de Protetor do Reino, ganhando apoio e construindo o exército que ela desesperadamente precisa. Na série, Daemon tem feito pouco para ajudar Rhaenyra, tendo enviado assassinos que danificaram sua reputação e falhado em ganhar apoio significativo nas Terras Fluviais.

Enquanto Jacaerys, o filho mais velho de Rhaenyra, tem negociado apoio de importantes casas, Daemon tem se mostrado um aliado ineficaz. Ele ainda tem a chance de corrigir isso, mas House of the Dragon precisa parar de mostrar Daemon trabalhando contra Rhaenyra. As mudanças feitas na história são interessantes, mas prejudicam o personagem, transformando-o quase em um vilão ao invés do personagem cinza que deveria ser.

Daemon deveria ser um dos membros mais importantes do time de Rhaenyra, mas, neste ponto, ele não está ajudando em nada.

Sobre o autor
Avatar

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!