Crítica: 7×09 de The Flash repetiu erros do passado

Review do nono episódio da sétima temporada de The Flash, da The CW, intitulado "Timeless". Confira tudo o que achamos do episódio.

Imagem: The CW/Divulgação

Um episódio aquém do esperado em The Flash

The Flash vem vindo de uma boa constante desde a sexta temporada, ainda tendo seus pontos fracos vez ou outra. Mas nesta semana a série teve um de seus episódios mais dispensáveis. Apesar do título e da sinopse de “Timeless” remeterem ao que poderia ter sido um dos melhores episódios da temporada, o que foi exibido foi o oposto. A trama da temporada está sim muito boa, mas os roteiristas podem conseguir arruina-la.

Em primeiro lugar, os roteiristas mais uma vez fizeram Barry esquecer tudo o que ele já causou e/ou viveu ao mexer com o tempo, para encontrar um solução rápido e barata para o grande problema a enfrentar. Isso torna o personagem que deveria ser o grande herói dessa história em uma pessoa fraca, ruim, e ainda pior como herói. O que acaba por torná-lo uma vergonha perto da enorme galeria de heróis. E isso é inadmissível e incompatível com o Barry Allen/Flash dos quadrinhos.

Precisamos falar sobre Íris

Em segundo lugar, definitivamente os roteiristas realmente não sabem como usar e aproveitar Íris West-Allen em The Flash. Parece que nunca mais teremos aquela Íris das primeiras temporadas de volta, por mais que tenhamos visto um relance dela na temporada passada. Eric Wallace assumiu o comando da série com a missão de resgatar essa personagem. O que ele até tinha conquistado, mas não tem mais conseguido manter o desempenho. Fizeram Íris ser a responsável por trazer de volta a Força de Aceleração e, juntamente a Barry, dar origem as outras três novas Forças. Talvez se explicassem e executassem melhor a escolha, os fãs até a apreciariam.

Até que ela ganhe poderes meta-humanos, basta saberem desenvolver histórias fortes para essa personagem que tenta ajudar as pessoas através de sua carreira como jornalista, e que aceita suas falhas e limitações. Íris pode sim ser muito mais forte como humana dentro de The Flash do que tentando ser a líder responsável por “We are the Flash” (temporada 4) ou “a mãe legal” (temporada 5) ou “guru da vigilância e computação”. Basta olharem para a fonte disso tudo, os quadrinhos, ou para a série vizinha, Superman & Lois, que terão excelentes exemplos. Candice Patton merece algo melhor do que o que insistem escrever para sua personagem.

O que ainda está por vir

Ainda neste episódio, tivemos os primeiros indícios da saída definitiva de Carlos Valdes do elenco fixo de The Flash. A notícia que saiu há poucos dias já começou a dar seus primeiros passos. Cisco percebeu que seria melhor se ele e Kamille realmente fossem embora de Central City. Ele ainda não revelou a ninguém qual visão teve quando atacado pelos poderes de Psych há alguns episódios, o que pode estar relacionado a essa motivação de mudança. Esse segredo ainda é intrigante para a trama, mas precisa ser bem justificada já que o personagem fará grande falta para a série. Ainda mais porque na temporada atual conseguiram resgatar as características e qualidades que tornaram o personagem tão querido pelos fãs no início da série.

E mesmo com a participação de Harrison Wells, que também está deixando o elenco fixo de The Flash, e com uma boa cinematografia e efeitos visuais, como na cena do nascimento das Forças, este episódio foi aquém do esperado. O uso excessivo do amor e compaixão com os antagonistas tem tornado a série repetitiva e tênue. E esse também não pode ser o fim da trama deste sétimo ano que ainda pode se recuperar e ser uma ótima temporada para The Flash. A torcida é para que os roteiristas consigam enxergar isso a tempo, ou será preciso que a produção intervenha na equipe para sua oitava temporada.

Imagem: The CW/Divulgaçãoe Flash

Curiosidades:

– O título do episódio é uma referência ao “Timeless Wells” (“Wells Atemporal”, no português). Este é o apelido dado ao Harrison Wells da Terra-1 por Cisco após sua ressurreição.

– O episódio confirmou que apenas 17 dias se passaram desde o ataque da Monarca dos Espelhos (episódio 7×03).

E então, o que você achou do episódio? Deixe nos comentários e, igualmente, continue acompanhando as novidades do Mix de Séries.

Sobre o autor
Avatar

Álefe Cintra

Redação

Álefe Cintra é jornalista e apaixonado por séries. Criador de conteúdo para mídias sociais, é especialista em redação para SEO. No Mix de Séries atua como redator desde 2018, tendo passado pelas mais diversas áreas. Por cinco anos, cobriu as séries do "Arrowverso", resenhando produções como Arrow, The Flash, Supergirl, entre outras. Atualmente é o responsável por cobrir áreas relacionadas a DC Comics e super-herois no portal.Bacharel em Comunicação Social pela UniSEB COC em 2010, desde 2022 é estudante de Marketing Digital pela Universidade de Illinois. Atualmente, reside fora do Brasil, estando em Almada, Portugal. Álefe, além disso, é um redator com experiência em produção de conteúdo digital, reportagem e conteúdo jornalístico, crítica de entretenimento e produção editorial.No Mix de Séries, através de sua trajetória de mais de seis anos, aprendeu diversas técnicas de escritas para internet, e se especializou na cobertura de eventos, lançamentos e redação sobre séries de TV, com foco na cobertura de produções voltada para o público geek e nerd. Também atua como copywriter freelancer em outros projetos.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!