Cobra Kai: final na 6ª temporada evita erro que “matou” Karate Kid

Cobra Kai vai acabar na sexta temporada e, assim, evitará um grande erro que a franquia Karate Kid cometeu.

Cobra Kai: final na 6ª temporada evita erro que “matou” Karate Kid
Imagem: Divulgação.

Ao terminar sua longa corrida com uma 6ª temporada, Cobra Kai poderá evitar um erro que matou Karate Kid.

Situada no vale de San Fernando, a série Cobra Kai marcou o retorno de muitos rostos familiares das franquias originais de Karate Kid, incluindo heróis e vilões como Daniel LaRusso, Johnny Lawrence, John Kreese e Terry Silver.

Ao mesmo tempo, a série da Netflix também adicionou uma nova geração de personagens adolescentes à trama. Permitindo, dessa forma, equilibrar a nostalgia com uma nova visão sobre amadurecimento.

Devido a esse equilíbrio, Cobra Kai não apenas reteve o público da franquia Karate Kid original, mas também agradou a novos espectadores.

Embora Cobra Kai tenha tido alguns pequenos problemas em suas cinco temporadas, todas elas receberam consistentemente críticas positivas. Considerando como cada temporada de Cobra Kai está no mesmo nível de sua antecessora – se não melhor -, a 6ª temporada provavelmente seguirá esse mesmo caminho.

Então, o fato de a 6ª temporada de Cobra Kai ser a última temporada pode indicar que a série vai acabar no alto. Evitando, principalmente, um erro de Karate Kid.

Cobra Kai está terminando na hora certa – ao contrário de Karate Kid

Cobra Kai Karate Kid
Imagem: Divulgação.

Em uma postagem no Twitter, um dos criadores de Cobra Kai, Jon Hurwitz, confirmou que a decisão de encerrar na 6ª temporada não foi da Netflix. Mas sim dos criadores, que optaram por dar um encerramento adequado a história. Isso iria contra os filmes de Karate Kid, especialmente Karate Kid III, considerado um filme fraco, que não deu um “desfecho apropriado” para Daniel LaRusso.

Leia também: Cobra Kai: final de Daniel foi revelado por Sr. Miyagi 40 anos atrás

A Netflix não nos disse que era a última temporada. Dissemos a eles que era a última temporada. Sempre quisemos acabar com Cobra Kai em nossos próprios termos e somos gratos por termos a oportunidade de fazê-lo. Mas isso não significa que terminamos com o Miyagiverse. Nós amamos este mundo. #CobraKai

No entanto, como visto na série de filmes de Karate Kid, estender a narrativa do programa ofereceria retornos decrescentes ao longo do tempo. E, gradualmente, diminuiria o impacto de suas melhores temporadas.

O primeiro filme de Karate Kid se tornou um dos mais influentes filmes de esportes de combate na época. Enquanto Karate Kid II reciclou muitos elementos da narrativa do primeiro filme, ele trouxe algo novo com sua mudança de cenário e ênfase na cultura de Okinawa.

Karate Kid III, no entanto, diluiu o efeito de seus antecessores ao restabelecer suas lições e não oferecer nada de novo ou memorável.

Leia também: Cobra Kai: filme de Karate Kid revela final da 6ª temporada?

Considerando como Terry Silver não faria parte de Cobra Kai se não fosse por Karate Kid III, o filme merece algum crédito por apresentar um dos vilões mais atraentes da franquia. No entanto, a falta de originalidade do filme é uma lição sobre como as extensões desnecessárias da franquia podem fazer mais mal do que bem.

Portanto, ao terminar a série em uma nota pré-planejada, a história da 6ª temporada de Cobra Kai concluirá todos os arcos no momento certo. E, com isso, evitará repetir os erros de Karate Kid III.

Um novo elenco de Cobra Kai não funcionaria

Cobra Kai
Imagem: Divulgação.

A franquia Karate Kid tentou reinventar sua fórmula com Karate Kid 4, focando em uma nova personagem. Embora o filme tivesse uma lista talentosa, incluindo Hilary Swank como Julie Pierce e Pat Morita como o Sr. Miyagi, ele falhou em deixar um impacto duradouro, porque o público já estava muito familiarizado com o retrato da franquia.

O fracasso do filme provou que o apelo principal da franquia veio de seus personagens originais e de seus relacionamentos, batalhas pessoais e estilos de caratê.

Com isso, mudando seu foco para novos personagens, houve uma perda para o público que assistia Karate Kid, por causa de como eles estavam investidos na base de personagens existente.

Pelo que parece, Cobra Kai também esgotou quase todas as histórias que poderia contar com estes personagens no ensino médio. Repetir a mesma história, com novos personagens, de fato não funcionaria.

Então, considerando como a maioria dos reboots de franquia deixa o público desapontado, Cobra Kai é um caso atípico, pois não apenas alavancou efetivamente a fama de Karate Kid, mas também a melhorou de várias maneiras.

Ao encerrar sua corrida na 6ª temporada, Cobra Kai está sustentando seu legado e também preservando todas as incríveis adições que fez à franquia!

Sobre o autor
Avatar

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!