Cobra Kai: 10 histórias importantes que a série esqueceu

Cobra Kai é ótima e divertida, mas tem memória curta. Várias histórias dos filmes e da própria série parecem esquecidas pelos roteiristas.

Cobra Kai

Cobra Kai teve uma trajetória forte ao longo de suas cinco temporadas. Mas, ao longo do caminho, o programa aparentemente se esqueceu de muitas histórias importantes.

Invertendo engenhosamente as características do personagem principal do filme Karate Kid original, Cobra Kai começou apresentando Johnny Lawrence como protagonista, e Daniel LaRusso como seu valentão. Depois de reacender sua rivalidade ao longo das temporadas 1 e 2 e adicionar novos rostos à mistura, Cobra Kai expandiu sua tradição ao restabelecer vários personagens da franquia.

Até agora, Cobra Kai fez um trabalho incrível ao produzir histórias fascinantes sobre rivalidades no karatê. Além de romance, redenção e drama sobre a maioridade. Enquanto agradava o público que acompanhava a franquia desde que Daniel começou a treinar com o Sr. Miyagi no primeiro Karate Kid, Cobra Kai também conquistou uma nova base de espectadores com sua visão contemporânea das bases narrativas estabelecidas pelos filmes originais.

No entanto, apesar de sua execução louvável, a série não foi capaz de evitar buracos na trama. E eles destacam como o programa esqueceu muitas histórias importantes.

Asma de Miguel

A 1ª temporada de Cobra Kai estabeleceu que Miguel tinha asma grave e usava um inalador para controlá-la. Quando Miguel tentou usar seu inalador durante uma sessão de treinamento com Johnny, Johnny o arrancou dele e o esmagou contra a parede do dojo. Miguel não usou seu inalador em Cobra Kai desde então, dando a entender que Johnny curou magicamente sua condição.

É possível que o treinamento tenha ajudado Miguel a fortalecer seus pulmões e reduzir a gravidade de sua condição. Mas, ainda assim, o programa não reconheceu a asma de Miguel nem uma vez após a cena da primeira temporada.

O misterioso incidente de Johnny no Applebee’s

A história de Johnny em Cobra Kai sugere que ele fez algo terrivelmente embaraçoso no Applebee’s. Isso o levou a ser banido da rede de restaurantes. Embora o programa ainda não tenha mencionado o que exatamente levou Johnny a ser banido do Applebee’s, o criador de Cobra Kai, Jon Hurwitz, revelou (via Cheatsheet) um segmento da história de fundo.

Ele disse que Johnny acabou bebendo demais durante o happy hour no Applebee’s e começou a tomar sopa de batata quente no restaurante. No entanto, quando ouviu um casal exigindo um cardápio vegano, ele não pôde deixar de ser “um herói”. Assim, ele fez algo que o proibiria para sempre de jantar no restaurante Applebee’s.

Leia também: Cobra Kai e mais: as séries paralisadas com as greves

Infelizmente, antes que o criador de Cobra Kai pudesse completar a história, o cocriador Hayden Schlossberg o interrompeu. Ele acabou alegando que eles poderiam finalmente revelar o motivo da proibição de Johnny Lawrence na 6ª temporada.

É possível que Schlossberg estivesse apenas brincando sobre investigar o incidente de Johnny na última temporada de Cobra Kai. No entanto, esperançosamente, a 6ª temporada da série oferecerá alguns novos insights sobre como Johnny atingiu o fundo do poço antes de mudar seu roteiro e começar a mudar sua vida para melhor.

Lesão de Miguel na segunda temporada

A lesão nas costas de Miguel na segunda temporada de Cobra Kai foi fortemente minimizada. Nas últimas temporadas, a série parece ter esquecido o quão terrivelmente ele machucou a coluna.

Para colocar as coisas em contexto, Miguel estava em coma após o confronto climático da segunda temporada de Cobra Kai e não conseguia nem mexer as pernas depois de ganhar consciência. Dada a gravidade da lesão, Miguel teve uma recuperação milagrosamente rápida, que estende a suspensão da descrença, mas ainda é crível. No entanto, o fato de Miguel continuar a competir em torneios e até mesmo se submeter a um intenso treinamento faz pouco ou nenhum sentido.

As consequências da briga na escola

A 3ª temporada de Cobra Kai estabeleceu que todos os alunos envolvidos no confronto climático da 2ª temporada foram suspensos. No entanto, considerando como a propriedade da escola foi danificada durante a luta, vários alunos sofreram ferimentos graves, um homem adulto espancou crianças e Miguel quase morreu durante a luta, sugerindo que muito mais deveria ter acontecido depois.

No mundo real, um incidente como esse seria notícia nacional e os alunos seriam até expulsos. Outros como Tory, que usaram armas durante a luta, enfrentariam sérias acusações legais. Como nada disso aconteceu, Cobra Kai esqueceu ou ignorou intencionalmente os danos causados pelo confronto.

Johnny e Miguel foram os personagens principais nas temporadas 1 e 2

Como os filmes de Karate Kid giravam principalmente em torno do relacionamento aluno-sensei de Daniel e Miyagi, o foco inicial de Cobra Kai era apenas na dinâmica de Johnny Lawrence com Miguel como seu sensei e figura paterna. No entanto, após a 2ª temporada, a série aparentemente esqueceu que Johnny e Miguel eram seus protagonistas.

Leia também: Cobra Kai: 6ª temporada pode mudar Karate Kid, 40 anos depois

Ela gradualmente começou a se concentrar mais nos arcos de outros personagens. Embora os arcos da história de Johnny e Miguel tenham passado por alguns desenvolvimentos desde a segunda temporada, suas narrativas progrediram relativamente mais devagar do que as histórias iniciais de Cobra Kai.

Cobra Kai 6 temporada
Imagem: Divulgação.

Final de Daniel e Johnny em Karate Kid

Daniel e Johnny começaram com o pé esquerdo no primeiro filme de Karate Kid. No entanto, depois que Daniel venceu o All-Valley, Johnny entregou-lhe o troféu com benevolência e pediu uma trégua dizendo: “Você está bem, Larusso.“.

A graciosidade de Johnny nos momentos finais de Karate Kid sugeriam que ele nunca aguentaria sua derrota contra Daniel LaRusso. No entanto, as primeiras temporadas de Cobra Kai sugerem que a derrota gradualmente “o comeu” de dentro para fora.

Embora seja possível que o trauma do abuso de Kreese o tenha feito desprezar Daniel, ainda que ele tenha demonstrado bom espírito esportivo em relação aos momentos finais de Karate Kid, não faz sentido narrativo para ele manter esse ódio e ressentimento por tanto tempo.

Situação financeira de Johnny

Conforme estabelecido na primeira temporada de Cobra Kai, Johnny estava em uma espiral descendente e mal conseguia se manter antes de Miguel entrar em sua vida e encorajá-lo a começar um dojo.

As coisas começaram a melhorar com a crescente popularidade do dojo, o que tornou difícil não presumir que até mesmo a situação financeira de Johnny estava melhorando. No entanto, Johnny mais tarde perdeu o dojo para Kreese e Silver e, como visto nas últimas temporadas de Cobra Kai, ele até lutou para manter um emprego estável.

Estranhamente, apesar de não ter como ganhar um salário regular, Johnny está prestes a criar um filho com Carmen. Cobra Kai se esqueceu de sua condição financeira?

A venda de carros de Daniel LaRusso

Daniel LaRusso administra um negócio de venda de carros de sucesso e até parece estar entre os residentes de classe alta de The Valley. No entanto, considerando como ele passa a maior parte do tempo perseguindo rivalidades de infância e ensinando caratê aos alunos de Miyagi Do, é difícil não ficar curioso sobre como ele equilibra tudo isso com seus compromissos relacionados aos negócios.

A primeira temporada de Cobra Kai ainda teve várias cenas em que Daniel podia ser visto trabalhando com seus funcionários, mas desde então, parece que ele raramente pisou em seu showroom de carros.

A autodescoberta de Aisha

Quando Sam conhece Aisha na 4ª temporada de Cobra Kai, Aisha diz a ela que embora ela tenha desistido completamente do caratê, ela ainda implementa cuidadosamente as lições de Cobra Kai de Lawrence.

Ela até se lembra de um incidente em sua nova escola o qual, antes que uma garota pudesse começar a intimidá-la, ela decidiu “atacar primeiro” indo até a garota e se apresentando a ela. Ao fazer isso, ela não apenas impediu que a história se repetisse, mas também implementou os métodos Cobra Kai de Johnny Lawrence de maneira não violenta.

Mas, infelizmente, Cobra Kai agora parece determinado a antagonizar o dojo titular e aparentemente esqueceu como seus ensinamentos – se implementados corretamente – podem beneficiar alunos como Aisha.

Cobra Kai foi banido do All-Valley por causa de Kreese

Depois de perceber as práticas antiéticas de Kreese, Silver e Barnes no Torneio All Valley de Karate Kid III, o comitê do torneio proibiu Cobra Kai de competir novamente.

Na primeira temporada de Cobra Kai, Johnny Lawrence conseguiu suspender a proibição apelando em uma reunião executiva do torneio de caratê de All Valley. Esse desenvolvimento na primeira temporada da série fez sentido, porque Lawrence não teve nada a ver com a proibição em primeiro lugar. E também deu ao comitê um forte motivo para confiar nele.

Leia também: Cobra Kai: final na 6ª temporada evita erro que “matou” Karate Kid

No entanto, como as más práticas de Kreese e Silver foram a principal razão por trás da decisão do comitê de proibir o dojo por toda a vida, é estranho como ninguém das autoridades do torneio os questionou quando reapareceram como senseis de Cobra Kai no All Valley de 2019.

Silver pode ter usado seu poder e influência para subornar para entrar. No entanto, o fato de Cobra Kai nem mesmo abordar isso sugere que ele esqueceu o verdadeiro motivo por trás da proibição do dojo titular em All Valley.

Sobre o autor
Avatar

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!