PUBLICIDADE

A Roda do Tempo faz mudança polêmica e perigosa

A Roda do Tempo faz uma mudança enorme com relação aos livros, e isso pode ser definitivo no futuro da série.

A Roda do Tempo
PUBLICIDADE

Considerando a vastidão da série de livros A Roda do Tempo, não é de surpreender que a série da Amazon Prime Video não tenha coberto todos os detalhes escritos nos romances. No entanto, a remoção das raças Aelfinn e Eelfinn é uma escolha interessante.

A Roda do Tempo se originou como uma série de livros de alta fantasia escrita por Robert Jordan e Brandon Sanderson. A saga de 14 livros foi recentemente adaptada para a televisão em 2021. E até agora, duas temporadas foram exibidas. A história segue Moiraine, uma mulher poderosa que viaja para os reclusos Dois Rios para encontrar o indivíduo que é o Dragão Renascido, uma reencarnação que salvará o mundo ou o destruirá.

Para onde foram estes seres mágicos?

A Roda do Tempo apresenta um mundo de fantasia que vai além da vida humana e engloba todos os tipos de magia e pessoas mágicas. Um exemplo disso são as raças Aelfinn e Eelfinn. Também conhecidas juntas como “os Finn”. Essas raças são de dimensões totalmente separadas da dos humanos e, como resultado, são bastante diferentes dos humanos. Uma citação da personagem Brigitte Silverbow afirma: “Os Aelfinn não são malignos, mas são tão diferentes da humanidade que podem muito bem ser. Não se deve confiar neles.” Em última análise, os Finn representam os aspectos misteriosos e mágicos de A Roda do Tempo.

PUBLICIDADE

Leia também: A Roda do Tempo: o problema que a 2ª temporada não corrigiu

Embora os Finn desempenhem um papel nos livros, a série de televisão sugeriu que eles podem não aparecer na tela. Isso porque a série retratou uma cena específica dos livros que removeu completamente os papéis dos Aelfinn e Eelfinn em troca de outra forma de magia. Quando Mat está procurando preencher as lacunas em sua memória, a série permite que ele resolva esse problema bebendo uma infusão do chá de Ishamael. No entanto, de acordo com os escritos de Robert Jordan, Mat na verdade teve sua memória resolvida pelos Aelfinn e Eelfinn.

Mudança é polêmica

O fato de A Roda do Tempo ter removido os Finn do problema de memória de Mat insinua que esses seres mágicos podem não aparecer na série. Como mencionado anteriormente, os escritos de Jordan eram vastos, e os livros incluem detalhes e enredos intermináveis que a série simplesmente não pode lidar de uma vez. Portanto, esta cena de Mat pode ser a primeira dica de que os Finn não estarão na série de televisão, ou pelo menos, não aparecerão até muito mais tarde.

Leia também: A Roda do Tempo: série finalmente indicou grande trama dos livros

Remover os Aelfinn e Eelfinn mudaria mais histórias de A Roda do Tempo. Embora os Finn não sejam partes obrigatórias da mitologia, mais histórias mudarão como resultado de sua remoção da série de televisão. Por exemplo, um aspecto importante do povo Aelfinn é que eles dão respostas verdadeiras a três perguntas. Personagens como Mat, Rand e Moiraine buscam respostas dos Aelfinn, mas sem eles, esses personagens terão que encontrar respostas em outro lugar. Da mesma forma, os Eelfinn concedem três desejos, o que não ocorrerá na adaptação para a tela. Em última análise, a perda dos Finn em A Roda do Tempo não é catastrófica, mas é triste ver uma peça tão interessante da tradição não ser usada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Sobre o autor
Avatar

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!