O Jogo que Mudou a História Final Explicado | Como termina?

Saiba tudo que acontece no final da primeira temporada de O Jogo que Mudou a História, série do Globoplay em parceria com Afroreggae .

O Jogo Que Mudou a Historia final explicado
Imagem: Divulgação.

Os últimos dois episódios da primeira temporada de O Jogo que Mudou a História já estão disponíveis e o público já pode conferir. Depois do incrível oitavo episódio, a trama mantém o ritmo e avança para o evento que dá nome a série, o jogo. A atmosfera nas comunidades de Padre Nosso e Parada Geral é de tensão. A final do campeonato de futebol chegou, e a expectativa toma conta de todos. Para os jogadores, essa é a chance de ouro de brilhar e conquistar a glória e provar quem é o melhor.

No entanto, em meio à empolgação, paira um clima de apreensão. As famílias dos jogadores temem pelas consequências dessa partida. A rivalidade entre as duas favelas se intensificou ao longo dos episódios. Há o receio de que a disputa acirrada no campo se transborde para as ruas, gerando violência e conflito. Uma tragédia anunciada. Amarildo tenta por todos os meios  impedir a realização do jogo. Reconhece a importância do futebol para os jovens, mas teme que a rivalidade desmedida coloque em risco a segurança de todos. Um evento que ficaria conhecido para sempre como O Jogo que Mudou a História.

A trágica partida de futebol

Imagem: Divulgação

A ausência do árbitro oficial coloca em risco a realização da partida, o vereador Walci, buscando uma solução alternativa, recorre ao policial civil Belchior, interpretado pelo ator Julio Andrade. Belchior, ciente da tensão entre as favelas, impõe uma condição para apitar a partida: precisa estar armado para garantir sua segurança. Essa exigência aumenta ainda mais o clima de tensão e apreensão.

Em meio a provocações e brigas, o ápice do jogo se dá na disputa de pênaltis, onde a pressão e a emoção do momento explodem em violência. O apito final, que deveria marcar a consagração de um campeão, soa como um prenúncio do banho de sangue que se segue. O campo de futebol se transforma em um campo de batalha e muitas vidas são perdidas. As consequências são devastadoras para as duas favelas. Um evento que muda as vidas das comunidades para sempre.

Mudanças em Ilha Grande e o surgimento de uma nova facção

Na Ilha Grande, os esquemas corruptos de Sampaio finalmente são expostos, culminando em sua queda do cargo de diretor. Em seu lugar, assume Itamar, mas a esperança por mudanças logo se esvai. Itamar, em vez de combater a corrupção, se alia aos presos do Comando Vermelho (CV), dando início a um período de regalias e festas para a facção.

Imagem: Divulgação

Mas a breve trégua entre o novo diretor e os presos do Comando Vermelho  chega ao fim de forma abrupta, após mais uma tentativa de fuga de Gilsinho (Jonathan Azevedo). Determinado a punir todos pelos atos do detento, Itamar impõe um regime ainda mais rígido e cruel dentro do presídio. Em meio ao clima de terror instaurado por Itamar, Egídio (Ravel Andrade) se vê diante de uma situação limite. Desesperado para escapar, ele toma uma atitude radical e impensável ao fazer o diretor de refém com uma seringa com sangue contaminado. Apesar de tentar negociar sua liberdade, seu destino é trágico, igualmente o do novo diretor.

Jesus Pedra (Raphael Logam), defensor da linha dura, tenta se impor como um líder capaz de trazer ordem ao presídio. No entanto, suas ações repressivas apenas intensificam a revolta dos presos da terceira galeria, já insatisfeitos com os privilégios concedidos ao CV. Inconformados com a situação, os detentos da terceira galeria decidem tomar as rédeas do próprio destino e criam sua própria facção: o Terceiro Comando. A formação de uma nova facção marca o início de um novo capítulo sangrento na história do presídio da Ilha Grande.

O final de O Jogo que Mudou a História

A primeira temporada da série encerra de forma satisfatória, mas deixa pontas soltas, provando que esse foi apenas o início. A família de Chico da Cavanha, que encontrou seu destino trágico no oitavo episódio, viu seu sonho de recomeçar a vida morrer quando uma batida policial levou todo o dinheiro que eles tinham. As comunidades vivem o luto pelas perdas sofridas no fatídico jogo de futebol, mas a rivalidade está mais forte que nunca. Belmiro, apesar de tentar ter uma nova vida, retornou para o crime organizado, para tristeza da família.

O futuro do presídio da Ilha Grande é incerto. A luta pelo poder na administração do complexo e entre as facções parece não ter fim. A esperança por paz e ressocialização dos presos se torna cada vez mais distante. A direção do complexo penitenciário vai sofrer novas mudanças com o assassinato do diretor Itamar. Além disso, com a abertura de Bangu 1 e a transferência de Gilson para o novo complexo indica uma nova fase das operações do Comando Vermelho.

A narrativa de O Jogo que Mudou a História apresenta um drama social envolvente, que explora temas como esporte, rivalidade, violência e esperança. Através das histórias dos moradores das comunidades e dos detentos, o roteiro provoca uma reflexão sobre os impactos das desigualdades sociais, a precariedade do sistema prisional e como a criminalidade e a corrupção atuam dentro e fora das penitenciárias. Mais uma superprodução assinada por José Junior.

A primeira temporada completa de O Jogo que Mudou a História está liberada no Globoplay.

Sobre o autor
Yuri Moraes

Yuri Moraes

Redação

Yuri Moraes é formado em Direito e Marketing Digital e atualmente cursa Produção Cultural. Morador do Rio de Janeiro, sempre foi um grande apaixonado por conteúdo audiovisual e o universo da cultura pop. Um cinéfilo declarado, um seriador nato. Formado em teatro, descobriu sua paixão pela escrita e desde então vem estudando e se capacitando como escritor. Redator do Mix de Séries desde 2016, se desenvolveu como profissional da área e já colaborou com diversos textos em formato de críticas, reviews semanais e notícias. Através de seus textos busca sempre apresentar uma análise pessoal, técnica e sincera das produções que assiste, sem deixar o bom humor de lado. Sempre atualizado nos assuntos do momento, faz cobertura de diversos eventos representando o site. Outra paixão que caminha lado a lado é produção de eventos. Colecionando em seu currículo experiências em grandes eventos, possui verdadeira paixão em fazer parte do processo de construção e execução de eventos culturais. Com isso, equilibra seu trabalho de departamento pessoal com o ofício de escritor e produtor cultural.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!