Crítica: 4×18 de Riverdale aposta em novo antigo mistério

Review do décimo oitavo episódio da quarta temporada de Riverdale, da CW, intitulado "Chapter Seventy-Five: Lynchian".

Imagem: CW/Divulgação

Reta final de Riverdale retorna a mistério!

Depois de deixar cozinhando o mistério das fitas durante toda uma temporada, Riverdale voltou com o impacto para as telas. Sim, é interessante. O mistério creepy apresentado consegue nos prender à trama. Só não sei como vão trabalhar isso com tão poucos episódios. Ou deixam para o ano que vem, o que acho difícil pois cada um vai para um lado, ou finalizam de forma óbvia como muitos já estão pensando.

Todavia, antes de começarmos com a trama principal, vamos falar um pouco do algo que me intrigou muito no episódio.

A gente sabe que a trama é bem adolescente e por tanto deve ser moderada quando abordar certos temas. Já tivemos por aqui drogas ilícitas, já tivemos assassinatos e possíveis suicídios. Mas, porque, logo agora, a abordagem sexual foi censurada?

Obviamente os vídeos de “cócegas” que os alunos estavam fazendo é uma grande apologia a vídeos sexuais. Mesmo que uma vertente da internet não queira acreditar, acho que devemos que ser um pouco mais racionais neste momento. Não faz o menor sentido um fetiche de cócegas ser tão explosivo na web. Mas não sei bem até que ponto mascarar a situação é mais educativo do que explorar e isso me incomodou um pouco.

Imagem: CW/Divulgação

Batendo numa tecla que vai além!

Não queria, juro que não, mas Riverdale fará isso. Betty e Archie é uma base muito sólida nos quadrinhos e parece que vão voltar com o ciclo da primeira temporada de vez. Mesmo não concordando, acreditando que isso é um grande pretexto para abordar cada um em seu futuro na próxima temporada, eu já aceitei esse possível casal.

O melhor mesmo foi a fome de Cheryl jantando Betty tão cedo e mostrando como Archie era só um ideal de príncipe que ela não se interessava. Veronica e Jughead estão com plots tão centrados que as vezes parece que Barchie é só um motivo para não fazer com que os dois sejam meros sidekicks ou fiquem com o mesmo plot sempre.

Foi estranho? Foi. Mas é isso aí…

Não esperava o diretor ser um grande vilão em potencial relacionado às fitas. Na verdade eu ainda o acho tão apagado que nunca penso nele como antagonista importante. Não passava de um mero pirracento que só estava lá para dificultar a vida dos alunos. Mas como Riverdale gosta muito, acho bastante provável uma união de vilões e termos Chick de volta nessa trama com Mr. Honey.

Pode parecer sem sentido, eu sei, contudo, estamos falando de Riverdale, né? Ahh, e se isso acontecer já pode ser na próxima semana viu? A série traz seu último episódio para encerrar a temporada em meio a pandemia. Mesmo com a incerteza de um retorno, espero que consigam fechar de forma que não instigue muitas pontas soltas. A série já basta tanto em suas surrealidades que não precisamos de muitas pulgas atrás da orelha.

E vocês, o que acham? Estão gostando do rumo desse final de temporada.

Na próxima semana voltamos para finalizar essa saga e na esperança de boas vibrações sobre o futuro da série. Confira o vídeo.

Sobre o autor
Avatar

Anderson Narciso

Editor-chefe

Criador do Mix de Séries, atua hoje como redator e editor chefe do portal que está no ar desde 2014. Autor na internet desde 2011, passou pelos portais Tele Séries e Box de Séries, antes de criar o Mix. Formado em História pela UFJF e Mestre em História da Saúde pela Fiocruz/RJ, Anderson Narciso se aventurou no mundo da criação de conteúdo para Internet há 15 anos, onde passou a estudar sobre Google, SEO e outras técnicas de produção para web. É também certificado em Gestão Completa de Redes Sociais pela E-Dialog Comunicação Digital, além de estudar a prática de Growth Hack desde 2018, em que é certificado. Com o crescimento do site, e sua parceria com o portal UOL, passou a atuar na cobertura jornalística, realizando entrevistas nacionais e internacionais, cobertura de eventos para as redes sociais do Mix de Séries, entre outros. Atua como repórter no Rio de Janeiro e São Paulo, e pelo Mix já cobriu eventos como CCXP, Rock in Rio, além de ser convidados para coberturas e entrevistas presenciais nos Estúdios Globo, Netflix, Prime Vídeo, entre outros. No Mix de Séries, com experiência de dez anos, se especializou no nicho de séries e filmes. Hoje, como editor chefe, é o responsável por eleger as pautas diárias do portal, escolhendo os temas mais relevantes que ganham destaque tanto nas notícias quanto nas matérias especiais e críticas. Também atua como mediador entre a equipe, que está espalhada por todo o Brasil. Atuante no portal Mix de Séries diariamente, também atende trabalhos solicitados envolvendo crescimento de redes sociais, produção de textos para internet e web writing voltado para todos os nichos.

Baixe nosso App Oficial

Logo Mix de Séries

Aproveite todo conteúdo do Mix diretamente celular. Baixe já, é de graça!