365 Dias Finais: as diferenças entre o filme e os livros de 365 DNI

365 Dias Finais, final da saga 365 DNI, pode não ser o final. Diferenças entre o filme e os livros apontam possível continuação.

365 DNI

Normalmente, quando você lê uma série de livros, pode saber mais ou menos o que esperar das adaptações cinematográficas. Pode haver pequenas mudanças e talvez atualizações modernas se for um livro antigo, mas geralmente o enredo e o destino permanecem os mesmos. Este absolutamente não é o caso da saga 365 DNI e 365 Dias Finais, que agora está disponível na Netflix.

A trilogia é baseada na série de livros de Blanka Lipińska, mas agora está claro por que o anúncio oficial no início da produção do segundo e terceiro filmes dizia que eles eram “vagamente baseados” nos livros.

365 Days: Hoje já havia feito uma grande mudança na série de livros com o personagem de Nacho, mas ainda assim terminou da mesma forma: com Laura lutando por sua vida após ser baleada pela ex de Massimo, Anna.

PUBLICIDADE

Esperávamos mudanças notáveis ​​semelhantes em 365 Dias Finais, mas o filme acabou fazendo algo totalmente diferente do livro em que se baseia.

(Spoilers à frente tanto do livro quanto do filme 365 Dias Finais)

Mudanças na adaptação de 365 Dias Finais

Embora o livro e o filme comecem de maneira semelhante (com Laura sobrevivendo ao tiro), já há uma diferença significativa.

Na série de livros 365 DNI, Laura estava grávida quando foi baleada, mas nos filmes, ela estava grávida quando se envolveu no acidente no final do primeiro filme. De qualquer forma, o resultado é o mesmo, pois Laura acaba perdendo seu bebê como resultado do evento traumático.

Leia também: 365 Dias Finais: a verdade sobre 365 DNI que fãs não sabiam

Mesmo com essa mudança, o filme poderia ter adaptado o livro mais de perto, se quisesse, mas devemos ser gratos por isso não acontecer. A perda do bebê leva Laura a se tornar uma alcoólatra e Massimo a se tornar um viciado em drogas e sexo. O relacionamento deles é tenso (como no filme), mas as coisas ficam muito mais sombrias no livro.

Laura só sobrevive aos ferimentos no livro depois que Nacho lhe dá um coração para um transplante. Onde ele conseguiu? Ninguém sabe.

Ao contrário do filme, a Laura dos livros 365 DNI está completamente obcecada por Nacho e acaba morando com ele. Enquanto mora com Nacho, ela recebe um pacote que é seu cachorro morto (Massimo comprou um cachorro para ela de presente) em uma caixa. No casamento de Olga, Massimo conta a Laura que Nacho matou seu cachorro.

Livros de 365 DNI têm final muito mais chocante

Laura, a tola, acredita nele e termina com Nacho, antes de voltar para casa, para Massimo. Ela é mantida contra sua vontade por Massimo (de novo) depois que ela descobre que foi ele quem matou o cachorro. Massimo droga Laura e tenta engravidá-la, então ela ameaça se matar.

Na tentativa de escapar, Laura planeja seduzir Massimo e escapar quando ele baixar a guarda como resultado. Laura eventualmente foge com Nacho, eles ficam noivos e, em um epílogo, é revelado que eles têm uma filha juntos. Massimo desistiu de Laura e se divorciou dela, deixando que ela também ficasse com a empresa.

É uma espécie de final feliz, mas há muitas coisas sombrias e nojentas que precisam acontecer ao longo do caminho. Em comparação aos livros 365 DNI, o filme é uma brisa, pois nada disso acontece e termina com uma nota mais ambígua, deixando-nos imaginando se Laura escolherá Massimo ou Nacho.

Diferenças tentam consertar livros ou garantir novos filmes

A autora Blanka Lipińska co-escreveu todos os três filmes, então as mudanças são feitas pela própria criadora da franquia. O terceiro livro recebeu uma reação negativa dos fãs, o que significa que é possível que Lipińska tenha visto os filmes como uma chance de redenção.

Leia também: 365 Dias 4 vai acontecer? Tudo sobre 365 DNI 4 até agora

Ainda não houve um quarto livro de 365 dias, mas isso não é uma surpresa, pois a trilogia chega a um fim definitivo. Dadas as mudanças no terceiro filme, ele tem um final mais aberto que sugere que ainda não terminamos essa história.

Sobre o autor
Avatar

Matheus Pereira

Coordenação editorial

Matheus Pereira é Jornalista e mora em Pelotas, no Rio Grande do Sul. Depois de quase seguir carreira na Arquitetura, enveredou para o campo da Comunicação, pelo qual sempre nutriu grande paixão. Escritor assíduo na época dos blogs, Matheus desenvolveu seus textos e conhecimentos em Cinema e TV numa experiência que já soma quase 15 anos. Destes, quase dez são dedicados ao Mix de Séries. No Mix, onde é redator desde 2014, já escreveu inúmeras resenhas, notícias, criou e desenvolveu colunas e aperfeiçoou seus conhecimentos televisivos. Sempre versando pelo senso crítico e pela riqueza da informação, já cobriu eventos, acompanha premiações, as notícias mais quentes e joga luz em nomes e produções que muitas vezes estão fora dos grandes holofotes. Além disso, trabalha há mais de dez anos no campo da comunicação e marketing educacional, sendo assessor de imprensa e publicidade em grandes escolas e instituições de ensino. Assim, se divide entre dois pilares que representam a sua carreira: de um lado, a educação; de outro, as séries de TV e o Cinema.